Buscapé

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Primeira semana do bebê em casa


Em casa, seu bebê vai depender e precisar exclusivamente de seus cuidados e, claro, muito amor. Abaixo consta algumas dicas para te ajudar nessa nova etapa..

Alimentação - o leite materno é o alimento IDEAL para o lactente e nenhum leite industrializado é capaz de substituí-lo. O aleitamento materno traz vantagens para mãe e filho. Para o bebê, o leite materno é o alimento mais corretamente balanceado (quantia adequada de gorduras, proteínas, carboidratos), protege a criança contra infecções, obesidade e alergias e estreita a relação mãe/filho.
Para a mãe, a amamentação promove contração uterina, fazendo com que o útero volte ao seu tamanho mais rapidamente. O horário de mamada é livre (aproximadamente a cada duas ou três horas). Atenção: não dê chá ou água, pois o leite materno contém a quantidade necessária de líquido para o recém-nascido.
Esvazie bem uma mama antes de passar para a outra. Procure dar pelo menos 15 a 20 minutos em cada peito, já que o leite com maior conteúdo de gordura, que sacia e é essencial para o crescimento do bebê, desce após esse tempo.
Não deite o bebê logo após a mamada, pois isso pode fazer com que ele regurgite uma grande quantidade de leite. Coloque-o sempre para arrotar.

Banho – evite usar sabonetes ou xampus muito perfumados. Dê preferência ao sabonete neutro de glicerina. Não use loções ou colônias após o banho.

Umbigo – dê o banho normalmente, mesmo que não tenha caído o coto umbilical. Lembre-se apenas de secá-lo bem e passar álcool 70% até que caia.

Roupas - evite roupas de lã, mesmo aquelas intituladas antialérgicas. Dê preferência às roupinhas de algodão, plush e atoalhadas. Lave-as com sabão de coco.

Banho de sol – é importante para a incorporação do cálcio ao osso. O ideal é tomar banho de sol por 10 a15 minutos, antes das 10h ou após às 16h. Não se esqueça de proteger os olhos de seu bebê. O banho de sol pode ainda ser terapêutico e prescrito pelo médico no caso de icterícia fisiológica*, acelerando o desaparecimento da mesma.

Vacinas – a maioria das maternidades atualmente já aplica a vacina BCG (para prevenção da tuberculose) e a primeira dose da hepatite B. Cheque se o seu bebê foi realmente vacinado, caso contrário, procure um posto de saúde ou uma clínica de vacinação para aplicar as vacinas nos primeiros dias de vida.

Sintomas e sinais mais comuns nessa fase de vida:

Icterícia* – é quando a pele e os olhos do bebê ficam amarelados. Ocorre com alta freqüência, sendo o problema mais comum nos berçários. Existem várias causas que podem desencadear esse problema, sendo, entretanto, a icterícia fisiológica (por imaturidade do fígado) a mais comum. É OBRIGATÓRIA AAVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO MÉDICO NEONATOLOGISTA OU DO PEDIATRA.
-Febre (temperatura corpórea acima de 37,5º C) – esse sintoma, principalmente nos primeiros três meses de vida, requer avaliação médica, pois pode ser sinal de doenças importantes, como infecção urinária, pneumonia, otite (infecção no ouvido) e até meningite.
O impacto da chegada de seu "presentinho" em casa está passando e agora você já está conseguindo se reorganizar, adaptando-se ao seu novo e maravilhoso momento de vida. Cá entre nós, sem ser feminista, nenhum homem conseguiria equilíbrio tão rápido. Agora vamos falar um pouco do crescimento e desenvolvimento de seu bebê, que vai te surpreender a cada dia que passa.
Crescimento e desenvolvimento
Peso: o peso médio ao nascer está em torno de 3Kg. Nos primeiros dias de vida, pode haver uma perda de até 10% de peso do nascimento, que se recupera até o 10º dia de vida. Existe um cálculo simplificado para você saber se o seu bebê está com ganho adequado de peso:
-1º trimestre de vida: o bebê ganha em torno de 25 a 30 gramas/dia, o que corresponde a aproximadamente 900 g/mês.
-2º trimestre: 20 g/dia ou aproximadamente 600g/mês.
-3º trimestre: 15 g/dia ou aproximadamente 450 g/mês.
-4º trimestre: 10 g/dia ou aproximadamente 300 g/mês.

Estatura: a média de altura ao nascimento é de 50 cm. No primeiro semestre, o bebê cresce cerca de 15 cm. No segundo semestre, cresce em torno de 10 cm. Ou seja, com 1 aninho esperamos que o bebê tenha aproximadamente 75 cm. Entre 1 e 3 anos a criança cresce em média 10 cm/ano.
Gostaria de ressaltar apenas que bebês não são compêndios de matemática e existem diferenças no crescimento e desenvolvimento de acordo com o tipo constitucional familiar. Os cálculos acima norteiam. Porém, não são estanques e, em caso de dúvida, converse com seu pediatra.

Desenvolvimento visual – no recém-nascido, os movimentos dos olhos são desordenados e podem ocorrer momentos de estrabismo até o 6º mês de vida. Outra curiosidade que a maioria dos pais tem é em relação à cor dos olhos, que se define em torno do 6º mês de vida.
Em relação ao desenvolvimento global de seu filho, é muito importante fazer um acompanhamento médico preventivo (puericultura) mensal. Tenha um caderno sempre à mão para anotar as dúvidas do dia-a-dia e não se esqueça de levá-lo ao pediatra, para que o mesmo a oriente.
Dados da evolução de seu filho, alimentação, vacinação e demais orientações para cada faixa etária devem ser discutidos durante à sua visita ao médico. Descreveremos mês a mês alguns pontos importantes que poderão otimizar sua consulta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário