Buscapé

domingo, 12 de agosto de 2012

A amamentação

Na minha gravidez toda ficava imaginando como iria amamentar meu filho, se iria conseguir, se teria leite o suficiente.. É uma duvida de toda as mamães...

Por isso devemos sempre lembrar:

O leite materno fornece para o bebê todos os nutrientes necessários ao seu bem-estar e desenvolvimento, e ainda o protege de infecções.A amamentação imediata ao nascimento faz com que o bebê se sinta seguro, o aquece e estimula a produção do leite materno, favorecendo, ainda, a saída da placenta após o nascimento do bebê no parto normal e a recuperação pós-parto da mãe.Assim, imediatamente após o nascimento, a colocação do bebê no seio materno é saudável para ele e para sua mãe! Durante os primeiros dias após o parto, o leite produzido é chamado de COLOSTRO. Ele é um fluido amarelado que vai gradativamente adquirindo aspecto de leite maduro. O colostro possui cerca de três vezes mais proteínas que o leite maduro, além de vitaminas e células de defesa.Em torno do 3º dia após o parto, quando há a mudança para o leite maduro, as mamas podem ficar muito cheias de leite, o que dificulta a sucção do bebê e predispõe a infecção (mastite) das mesmas. Assim, a mãe deve aprender com o obstetra ou o pediatra como ordenhar suas mamas (extração manual do leite) caso após as mamadas as mamas continuem muito endurecidas.
O bebê que mama no seio materno não necessita de nenhum complemento alimentar como água e chás. E suas fezes podem ser de características e freqüência variáveis de dia para dia (e de bebê para bebê).
Além disso, o bebê deve mamar em livre demanda, ou seja, sempre que ele quiser, sem horários preestabelecidos! Devem ser oferecidos sempre os dois seios em cada mamada (em cada mamada inicia-se por um lado!).A amamentação é um momento íntimo e de profunda ligação entre a mãe e seu filho... aproveite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário